Associado correspondente.
Newton Emediato Filho é natural de Belo Vale, em Minas Gerais. É formado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduou-se em Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Política). E se especializou na Faculdade de Direito, da mesma Universidade, em nível de Mestrado – Assessoria Técnico-Legislativa Avançada e Especialista em Educação.
Autor de vários ensaios sobre a obra de um dos maiores escritores latino-americanos, João Guimarães Rosa e outros.
Um Carro de Bois que Transportava Logos é seu primeiro romance infantojuvenil e com edição portuguesa – Editora Emooby.
O conto Um Papagaio Palimpséstico recebeu os prêmios: Projeto Manuelzão/UFMG e Menção Honrosa pela Editora Guemanisse/Teresópolis/Rio de Janeiro/RJ. Newton também foi premiado no Concurso Guimarães Rosa com o conto O tempo de um livro na IV Jornada Guimarães Rosa Faculdade de Medicina/UFMG, organizada pela Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Participou ainda do livro Asgard: A Saga dos Nove Reinos; 2011 pela Editora Jambô, com o conto Em Transe.
Todos os Dias de Ontem narra o cotidiano de pessoas simples de forma leve e repleta de sentimento. A obra é um projeto aprovado no Edital aberto pela Funarte mais cultura e Ministério da Cultura, e graças a esse prêmio, a obra pôde ser concretizada.
O autor passou sua infância e adolescência em uma fazenda no interior de Minas Gerais, o que o colocou em contato direto com vaqueiros, tropeiros, candeeiros e trabalhadores rurais quilombolas. Muitos dos seus contos publicados foram memorizados ao longo do tempo, enquanto outros fazem parte da ficção.
Um tempo para ler, livro lançado em Buenos Aires pela editora Sangre Editorial em 2019, reúne cinco contos (Coletânea). E o conto Em la casa de los cerdos publicado em espanhol pela editora Caravana Editorial no livro intitulado Caravana Buenos Aires – Literatura brasileira por las calles argentinas.
Newton Emediato Filho é membro - correspondente do IHGC de Congonhas desde 2021 e seus projetos literários infantojuvenis, O Menino que Passou a Ler e Izelino e sua Roça que é uma obra folclórica, foram reconhecidos e aprovados pelo Ministério da Cultura (Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura; 2025).