Publicado em 16/09/2023.
O IHGC relizou em parceria com o Município de Congonhas na manhã deste sábado (16) a Caminhada Cultural - "Pires - Barnabé: o caminho histórico e natural descrito por August Saint-Hilaire no Século XIX", que faz parte da 9° Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, promovida pelo IEPHA.
Com organização da Prefeitura Municipal de Congonhas, através de sua Diretoria de Patrimônio Histórico e do Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas - IHGC, a caminhada cultural (cujo trajeto é de cerca de 2km) foi no trecho do caminho centenário percorrido por vários tropeiros e viajantes estrangeiros nos séculos passados, em especial o renomado botânico francês, August Saint-Hilaire, que relatou com clareza características da região entre as comunidades do Pires e Barnabé, regiões oriundas do ciclo do ouro, como um braço da Estrada Real para quem ia e vinha de Belo Vale e Ouro Preto.
A região possui uma rica diversidade da fauna e flora e um grande aquífero (que provê cerca de 60% da água distribuída em Congonhas), além de ser um ponto panorâmico de Congonhas, onde se avista a Basílica do Bom Jesus e os morros de Santo Antônio e do Engenho. À margem da estrada pudemos contemplar a planta "congonha bugre", uma das espécies nativas da região e de onde se origina o nome de nossa cidade.
Durante a caminhada tivemos as intervenções dos Confrades João Lobo (botânico), Sandoval de Souza (ambientalista), Paulo Henrique de Lima (historiador), Hugo Cordeiro (arquiteto e urbanista), André Candreva (pesquisador) e Roberto Candreva (memorialista), que revelaram muitos fatos e curiosidades adjacentes ao trajeto percorrido, com destaque para as fases do ciclo do ouro e, mais recentemente, o ciclo do minério de ferro.
Congonhas possui uma forte ligação com toda região do vale do médio Paraopeba. A caminhada cultural revelou novas possibilidades de conhecimentos e incrementos para diversificar a economia e turismo em nossa região.
Confira a seguir o trajeto e fotos da caminhada.
Fotos: Jonathan Reis, Hugo Cordeiro, Guilherme Fontainha, Sandoval de Souza, Anne Menezes e Maria da Paz.