3° Passeio Cultural IHGC 2025 – O Caminho da Estrada Real aberto pelo Coronel Leitão
3° Passeio Cultural IHGC 2025 – O Caminho da Estrada Real aberto pelo Coronel Leitão
Promovido pela confreira Dorinha Mendes Silva e os colaboradores Jose Carlos Gomes Tarol, Antônio Mendes, Eustáquio Mendes e Acácio Mendes, o passeio resgatou a história de um trajeto fundamental do início do século XVIII. O Coronel Antônio de Oliveira Leitão - oficial da Capitania de São Paulo que se estabeleceu em Lagoa Dourada, melhorou o acesso de São João del Rei à Congonhas, criando nova rota a partir do Caminho Velho, que se tornou a principal via da região no séculos 18 e 19, passando por ele Dom Pedro I e viajantes europeus, como Richard Burton, que descreve o caminho e seus marcos geográficos.
O roteiro começou na ponte do Rio Paraopeba (no limite de São Brás e Congonhas), onde ainda se veem estacas da ponte primitiva. Em São Brás, a primeira parada foi um café colonial e uma benção do Pe. Luciano na Pousada Vila Lara.
De lá, seguimos por caminho (ao oposto do demarcado pelo Instituto Estrada Real) parando inicialmente no mirante do Alto das Taiobas, de onde se avistam a Matriz de São Brás e ao fundo a cordilheira do Espinhaço em Congonhas, com as serras do Esmeril, Bandeira, Casa de Pedra e Pires.
A jornada seguiu por estradas de terra - sempre ao lado de remanescentes dos antigos boqueirões de tropas, valos e muros de pedra, chegando até uma parada no vale do córrego dos Lopes na antiga fazenda de João Lopes Teixeira Chaves. Após, seguiu até o Alto da Boa Vista, ponto de divisa entre São Brás e Entre Rios e vista privilegiada da Serra do Camapuã.
A comitiva percorreu localidades históricas como Cafundó, Caixeta, Paineira, Taquaril, Campina, Camapuã e Cocuruto, este último marcado pelas ruínas da exploração de manganês do início do século XX. O destino final foi a charmosa capela de Nossa Senhora da Lapa de Olhos D’Água (Entre Rios) em meio a paisagem rural, joia barroca e rococó que está em processo de restauração.
A comitiva retornou à São Brás pela MG-383, com almoço na Pousada Vila Lara, celebrando não só a beleza da paisagem, mas a memória de um caminho que marcou a mobilidade e a história das Minas.
Agradecimento: AG turismo, Padre Ildeu da Cruz Silvio e Pousada Vila Lara.
Fotos: Hugo Cordeiro, Sandoval Souza e Welerson Athaydes.