Associado efetivo: Cadeira nº 08 - Patrono Cônego João Pio de Souza Reis
André Sanches Candreva nasceu em Conselheiro Lafaiete em 18 de fevereiro de 1971 e logo radicado em Congonhas, filho do congonhense Roberto Candreva e da jeceabense Maria da Luz Candreva. É formado em Análise de Sistemas, pós-graduado em Gestão Pública, Tecnologia da Informação aplicada à Educação e História do Brasil, além de mestre em Informática e Gestão do Conhecimento, sendo servidor efetivo como analista de sistemas da Câmara de Congonhas há mais de vinte anos.
No meio cultural e acadêmico, é membro de diversas instituições como o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, a Academia de Ciências, Letras e Artes de Congonhas (ACLAC), Academia de Ciências Letras e Artes de Conselheiro Lafaiete, Academia de Letras do Brasil, Academia de Letras, História e Genealogia da Inconfidência Mineira e o Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas, do qual é um dos fundadores e atual Presidente.
Pesquisador dedicado da história de Congonhas, já publicou diversos artigos, capítulos de livros e prefácios, além de colaborar com jornais e blogs regionais. Também participou e coordenou de documentários, exposições e projetos educativos voltados à preservação da memória local. Sua produção envolve temas como o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, a ferrovia em Minas, a música regional e personalidades históricas.
Recebeu condecorações de destaque, como a Comenda Antônio Francisco Lisboa (maior honraria de congonhas), Comenda Lavinio Themóteo da Silva e Honra ao Merito pela Câmara Municiapal, a Medalha “Ouro Branco 300 Anos” e o colar acadêmico da Academia de Letras, História e Genealogia da Inconfidência Mineira.
Além do campo cultural, Candreva é comentarista de automobilismo e pesquisador da história do automóvel no Brasil. Com seu trabalho, contribui ativamente para a valorização do patrimônio histórico e cultural mineiro.