Associado Efetivo: Cadeira nº 04 - Patronesse Maria Eugênia Freire de Lima
Filho de Adriane Lucimaria de Lima Pereira e José Pereira Neto, Paulo Henrique de Lima Pereira nasceu no dia 12 de dezembro de 1989, em Jacobina, Bahia. Historiador e escritor, é autor dos livros Venenos adocicados: trajetória do poeta e jornalista Djalma Andrade (2016) e Urzedo e a medicina no Brasil Imperial: o pioneirismo de um congonhense (2019). Autor de artigos históricos, realiza palestras em escolas públicas sobre a história de Congonhas.
Servidor público municipal, atuou em cargos ligados à cultura e à educação, tendo sido diretor do Museu da Imagem e Memória e da Escola Municipal Odorico Martinho da Silva. Diretor da Biblioteca Pública Municipal Djalma Andrade entre 2021 e 2024, idealizou e coordenou o projeto “Mudando a página da vida”, que criou a Biblioteca do Presídio de Congonhas, inaugurada em 2022.
Suas pesquisas biográficas sobre a cantora Dalva de Oliveira tiveram repercussão nacional, com destaque nos jornais O Tempo, Folha de S. Paulo e O Globo. Dirigiu, roteirizou e editou quatro curtas-metragens sobre personalidades de Congonhas, disponíveis no YouTube: Tributo à professora Carminha Camelo (2021), Maria Mônica Las Casas: professora da vida (2022), Roberto Candreva: incansável memorialista de Congonhas (2023) e Bibliotecária Margarida: Benemérita de Congonhas (2024).
Foi curador das exposições “Dom Silvério Gomes Pimenta: um bispo negro” e “Dalva de Oliveira: 100 anos do mito”, realizada no Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA), no Rio de Janeiro.
Recebeu homenagens como a Comenda Antônio Francisco Lisboa, maior honraria do município de Congonhas, e a Medalha Comemorativa dos 100 anos do Município de Luz, concedida pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.
É associado efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), da Academia de Ciências, Letras e Artes de Congonhas (ACLAC), do Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas (IHGC) e da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete (ACLCL).