Moacir Barbosa, natural de Congonhas onde nasceu em 17 de maio de 1910, Ficou conhecido como “Lucas da Farmácia”.
Moacir fez seus primeiros estudos ainda em Congonhas e logo ingressou no Colégio Arnaldo em Belo Horizonte. Em 1938 iniciou a graduação em Farmácia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), concluída em 1944, retornando para Congonhas.
Iniciou sua trajetória professional na Farmácia do Sr. Arnaldo Rodrigues Pereira (que era irmão de Mário Rodrigues Pereira, Prefeito de Conselheiro Lafaiete quando Congonhas se emancipou em 1938). Em pouco tempo Moacir Barbosa abriu sua própria farmácia, denominada farmácia São Lucas (daí advém a alcunha “Lucas da Farmácia”), em frente a estação ferroviária de Congonhas, na Av. Governador Valadares.
Sua atuação professional ia muito além de farmacêutico, atuando muitas vezes como medico, inclusive realizando partos de muitas gestantes de nossa região.
Era uma pessoa muito alegre e brincalhona, o que o tornou muito querido e popular. Se elegeu prefeito de Congonhas e governou a cidade entre os anos de 1951 a 1954. Em seguida continuou sua trajetória política se elgendo vereador, representando o povo congonhense por 4 mandatos consecutivos a partir do ano de 1955.
Sempre muito ativo e integrado com as atividades da cidade, Moacir (o popular “Lucas da farmácia”) se divertia nos carnavais e foi, durante muito tempo, o “Rei Momo” dos festejos.
Durante as celebrações da Semana Santa, já coordenadas pela Tia Vick e José do Patrocínio, Moacir representava com altivez a figura bíblica de Moisés, dando sua contribuição teatral ao grande espetáculo popular, aguardado e admirado pelos fieis católicos de Congonahas e região.
Faleceu em Congonhas em 09 de outubro de 1990, sendo sepultado no Cemitério de Nossa Senhora da Conceição.