Em reunião com a Secretaria Municipal de Cultura realizada em 18 de maio de 2021, o IHGC apresentou um projeto para a criação do "Concurso Gastronômico Feliciano Mendes", idealizado pelo confrade Domingos Costa e que conduziu a reunião.
Recebidos pelo Secretário de Cultura Jean Ângelo, a proposta do evento consiste na eleição, premiação e divulgação da receita do prato que melhor representa a história da culinária de Congonhas, e a escolha das receitas deverá considerar alguns critérios como: nome do prato; possibilidade de replicação da receita nos restaurantes e hotéis da cidade; valorização dos hábitos locais; utilização de alimentos regionais; apresentação do prato bem como melhor descrição da história do mesmo.
O nome do evento surge como uma homenagem e referência a história de Feliciano Mendes, filho de pequenos agricultores do norte de Portugal que no ano de 1758 construiu ao lado das obras da Capela do Senhor Bom Jesus uma estalagem e uma taberna. A estalagem tinha uma cozinha, um salão onde os trabalhadores faziam as suas refeições e a taberna era o ponto de encontro dos trabalhadores. A bebida consumida era principalmente a cachaça e o vinho. Os produtos servidos como a carne de porco, boi, ovelhas, carneiros, assim como as hortaliças e frutas eram produzidos na fazenda do ermitão.
O IHGC comentou sobre alguns eventos, como a Comida de Boteco - criado em 1999 e o Festival Gastronômico de Tiradentes - criado em 1997 - que demonstram que a culinária está se tornando um patrimônio a ser preservado e valorizado, pois cada vez mais atrai um maior número de turistas. "A cidade de Tiradentes se tornou a grande referência da cultura gastronômica no Brasil e segundo a página Eventos, em 2020, aproximadamente meio milhão de turistas participaram do evento neste município", ponderou Domingos.
Ao final da reunião o Secretário Jean Ângelo, favorável ao projeto, solicitou uma nova reunião com a presença de um Chefe de Cozinha e donos de restaurantes e hotéis da cidade para ampliar e conceber o proposto.
Das esquerda para direita: Alexandra Jacquelina (IHGC), Maria da Paz (IHGC), Professor Antônio Vieira (IHGC), o secretário da Cultura Jean Ângelo, o confrade Domingos Costa (IHGC) e o escultor e artista plástico Luciomar Sebastião de Jesus (Prefeitura de Congonhas).