O Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas esteve presente na manhã de sábado do dia 18 de setembro de 2021 na comunidade de Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto.
Localidade que possui grande interação com Congonhas, mas sempre passou por fases de transformações e agora está na luta de preservação histórica, ambiental e principalmente a preservação social da comunidade diante dos avanços da mineração dentro do centro histórico local.
Uma mostra de resiliência é o projeto "Estação Cultural Miguel Burnier" que está ativo há quase 10 anos desde a luta pela revitalização da antiga estação ferroviária, de 1887, marco da ferrovia em Minas, pelo enorme entroncamento de ramais lá. Inclusive Dom Pedro II passou e hospedou em uma das edificações do distrito.
Esta reunião foi realizada através de dois membros IHGC anfitriões participantes do Projeto Estação Cultura - Miguel Burnier, Karina Giovanna Vasconcelos e Marco Antônio, acompanhada dos membros Sandoval Souza Pinto Filho, Geraldo Barbosa e Hugo Cordeiro, que na oportunidade apresentaram o IHGC para a comunidade presente.
Os membros do IHGC alinharam, a curto prazo, a participação na elaboração e atividades da festividade de São Julião, antigo padroeiro daquela região, prevista para o próximo mês de janeiro. Além de proporem e compartilharem ideias com os próprios moradores presentes.
Destacamos a participação efetiva no bate-papo dos adolescentes da comunidade, mostrando à todos que a continuidade e popularização da história está viva na sociedade.