É com imensa alegria que informamos a todos que o nosso presidente do IHCC tomou posse na manhã de sábado, do dia 25 de novembro de 2023, como sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais - IHGMG, a mais antiga e uma das mais importantes entidades culturais de Minas Gerais, fundada em 1907.
André Sanches Candreva, natural de Conselheiro Lafaiete, mas sempre morou em Congonhas, pesquisador, historiador, amante de veiculos e trens, preenche a cadeira nº 11 do IHGMG, cujo patrono é Diogo Pereira Ribeiro de Vasconcelos (um dos grandes vultos da história mineira e que residiu em Congonhas em fins do século XVIII), e anteriormente ocupada pelo Dr. José Francisco de Paula Sobrinho, conceituado médico e genealogista mineiro.
André é filho de Roberto Candreva e Maria da Luz Ferreira Candreva, herdou do pai o gosto pela leitura. André é graduado em Análise de Sistemas e pós-graduado em Gestão Pública pela Uninter/PR; Tecnologia da Informação voltada para a Educação e História do Brasil, mas sempre mesclou a tecnologia com as descobertas históricas de Congonhas e região.
André pesquisa e vai em busca das fontes primárias da informação, além de consultar livros, revistas e jornais de época. Outro recurso utilizado são as entrevistas feitas com antigos moradores da cidade. Os relatos orais são fundamentais para ampliar ou consolidar uma pesquisa.
Entre 2017 e 2019 entrevistou mais de 50 antigos moradores de Congonhas e região, registrados em vídeos para facilitar o trabalho em extrair as informações essenciais para as suas pesquisas.
Um dos trabalhos marcantes do pesquisador foi a curadoria da exposição “Congonhas – 80 anos de emancipação” no Museu da Imagem e Memória, onde contou como foi a emancipação político/administrativa da cidade em 1938. Entre 2018 e 2019 contribuiu muito com a troca de conhecimento entre os mediadores dos museus de Congonhas, proporcionando uma parceria por suas experiências culturais e históricas. Além desses, o pesquisador tem trabalhos sobre automóveis nacionais, história da ferrovia em Congonhas, pesquisa sobre o médium Zé Arigó, documentário dos Escaravelhos, e muitos outros.
Na cerimônia da posse no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, símbolos culturais que remetem à relação de vida de André, com as cidades vizinhas de Congonhas, ornamentaram o salão repleto de amigos, onde Belo Vale esteve representado pelo mais antigo estandarte da Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário de Belo Vale - Patrimônio Imaterial!
Segue abaixo um trecho de seu rico discurso no ato de sua posse:
"[...] É mais um passo adiante nessa gratificante caminhada cultural em que me encontro. Fazer parte de uma casa de saberes dessa magnitude e de seu seleto grupo de intelectuais e honrados cidadãos, é motivo de grande orgulho e regozijo.
Tenho feito, sem alarde a mais de uma década, minha singela contribuição voluntária com a nossa querida Congonhas através de pesquisas, publicações e palestras que tanto tem ajudado professores e alunos, ampliando seus conhecimentos sobre nosso rico passado histórico, além da efetiva participação nas instituições as quais faço parte: Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas - IHGC, Academia de Ciências, Letras e Artes de Congonhas - ACLAC, Academia de Letras Brasil – RMBMG e da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete – ACLCL. Instituições essas que sempre tenho nutrido carinho, admiração e estreitamento de laços de amizades, compartilhando saberes e, numa via de mão dupla, colhendo novos aprendizados.
Dom Silvério Gomes Pimenta e o desembargador Hélio Werneck Cortes (patrono do IHGC), notáveis cidadãos congonhenses que já tiveram assento no IHGMG, e assim como integram suas fileiras Domingos Teodoro Costa e Paulo Henrique de Lima Pereira, proficientes historiadores de nossa terra, são fontes de inspiração. E dividir com eles o mesmo espaço que outros vultos de nossa história já fizeram parte, aumenta minha responsabilidade em continuar a descortinar a pujante cultura mineira, com seus múltiplos valores e tradições.
De maneira especial agradeço ao Confrade e amigo Moisés Mota pela indicação de meu nome para integrar este importante sodalício mineiro. Agradeço ainda aos demais associados efetivos que ratificaram meu nome a fazer parte do IHGMG.
Como devoto do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, a quem rogo diariamente, peço que nos abençoe e nos proteja sempre nesta caminhada. Gratidão!"
O IHGC se regozija e celebra com grande admiração sua conquista, nosso caro confrade André Sanches Candreva!
Fotos: Tarcísio Martins, Breno Booz e Jhonatan Henrique de Souza