Foi Realizado na noite de quinta-feira, 23 de maio de 2024, o bate papo "O Jubileu de Congonhas e suas perspectivas" com o Cônego Nedson Assis - Reitor do Santuário do Bom Jesus e Ronaldo Lourdes - membro da Diretoria de Patrimônio Histórico de Congonhas, mediado pela museóloga Nayara Fernandes, com a participação do IHGC.
O tema mereceu atenção especial do Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas que tem feito diversas ações para auxiliar no processo de tombamento imaterial do Jubileu devotado ao Bom Jesus de Matosinhos.
A roda de conversa foi ampla e mostrou as intenções visionárias do Cônego Nedson em continuar ampliando a participação dos devotos e romeiros que secularmente já afluem a Congonhas no mês de setembro. Outras ações tem sido desenvolvidas pelo Cônego como a volta das celebrações da Santa Cruz, extinto Jubileu do mês de maio, e as tratativas para que Congonhas realmente seja declarada como a "Capital Mineira da Fé".
Ronaldo Lourdes explicou como o Poder Público organiza e controla os festejos, os comerciantes, o trânsito e demais questões pertinentes, dada a dimensão que o Jubileu provoca na cidade no mês de setembro.
Entremeio às falas dos convidados, os presentes contribuíram com relatos históricos, dados estatísticos e também com sugestões para que a festa esteja sempre em constante processo de melhorias organizacionais, focando no bem-estar dos romeiros e turistas.
Uma noite memorável com uma bela reflexão acerca da maior e mais tradicional festa religiosa de Minas Gerais.