No dia 12 de julho de 2024 foi dia visitação. Associados do Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas (IHGC) e da Academia de Ciências, Letras e Artes de Congonhas (ACLAC) visitaram a recém-inaugurada "Casa do Romeiro", no espaço cultural da Romaria.
Foram momentos de grande aprendizado e trocas de informações entre os Confrades e Confreiras. Lembranças e "causos" permearam a prosa durante mais de duas horas. O Confrade e multiartista Luciomar Sebastião de Jesus, sempre solícito, nos passou com riqueza de detalhes, todos os passos para a fundição das peças em bronze, desde o processo do molde em barro até a fundição, aparamento e polimento das peças depois de prontas.
A ideia desse espaço foi concebida por Luciomar há mais de trinta anos, mas só agora ganhou forma. E nós agradecemos.
Durante a elaboração e execução do projeto, iniciado em fins de setembro de 2023, foram ouvidas diversas pessoas que conheceram as primitivas "casas dos romeiros", e, através de suas lembranças, auxiliaram na reconstituição de espaço, para nosso deleite.
O espaço foi pensado para retratar as hospedagens dos romeiros que vinham à Congonhas para o Jubileu do Bom Jesus, na primitiva "Romaria", entre as décadas de 1930 a 1960.
A "cereja do bolo" são as esculturas da família de romeiros, feitas em bronze por Luciomar.
O trabalho foi coordenado e projetado na Secretaria de Planejamento (SEPLAG), através da Diretoria de Patrimônio Histórico de Congonhas.
Parabéns a todos pela brilhante iniciativa. Congonhas ganhou mais um rico e valioso espaço cultural!
Fotos: Hugo Castelani P G Cordeiro