No dia 7 de novembro de 2024, o Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas em parceria com a Diretoria de Patrimônio Histórico da Prefeitura e a Academia de Ciências Letras e Artes de Congonhas promoveram a entrega para o acervo do Museu de Congonhas e da Reitoria da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas uma reprodução em tamanho real de um encarte raro e colorido sobre o Jubileu de Congonhas, com data provável da década de 1920, cujo o original foi descoberto em pesquisa recente no acervo histórico da Congregação Redentorista em Juiz de Fora.
Este encarte nada mais é que uma lembrança do Jubileu de Congonhas que era oferecida aos romeiros e peregrinos do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas na década de 1920.
O encarte, impresso em cores (algo raríssimo para a época), foi produzido pelo Sr. Moyses Haj Nassif e impresso na Gráfica "A. P. de Andrade", em São Paulo/SP.
Agradecemos a receptividade da Fumcult através sua Presidente, Lana Mércia Brazil Duarte e do Reitor da Basílica, Monsenhor Nedson Pereira de Assis.
Fotos: Hugo Cordeiro e Bianca Assis.