Na manhã da quinta-feira, do dia 12 de dezembro de 2024, foi realizada a cerimônia de lançamento da obra histórica "Escola Municipal Fortunata de Freitas Junqueira - 30 anos a serviço da educação", pela associada efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas, Alexandra Jaqueline Fonseca Mendes - titular da Cadeira nº 9.
A solenidade foi realizada no teatro da Escola Municipal Fortunata e contou com a presença da Secretária de Educação de Congonhas, Sra. Elisângela Pereira da Fonseca Lopes, da Diretora da E. M. Fortunata, Priscila Danner Martins Ferreira, da Presidente da Academia de Ciências, Letras e Artes de Congonhas, Sra. Aparecida Resende - que também é associada efetiva do IHGC, e do Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas, Sr. André Sanches Candreva. O evento contou também com as presenças de familiares e amigos da autora, de professores e demais servidores de rede municipal de educação, alunos e associados da ACLAC e IHGC.
O grupo musical "Arte na Escola" abrilhantou a solenidade, além da participação de professores que declamaram poesias de seus alunos.
O trabalho de pesquisa histórica realizado por Alexandra (que também é servidora da educação municipal, atuando como auxiliar de biblioteca na citada escola), nos revela a grandeza desse educandário existente em Congonhas desde o primeiro quarto do século XIX. Em seu livro, a autora aborda a criação e funcionamento do Juvenato São Clemente, a partir de 1924, enumerando as diversas realizações dos Padres Redentoristas e da importância deles na nossa emancipação política, a partir de Dom João Muniz. Relata diversas personalidades que passaram pelo Seminário. Apresenta um relato sensacional do TEDOMS – Teatro Dom Silvério, que funcionava no teatro existente nas dependências da Escola, que encenou dezenas de peças teatrais.
Alexandra aponta ainda a existência de outros grupos teatrais como “Dez Prás Oito”, “Boca de Cena”, Anjos da Arte”, “Grupo Força”, entre outros. E brinda o leitor com fotos raras dessas atividades culturais que aconteciam no educandário.
Revela também o perfil biográfico da professora Fortunata de Freitas Junqueira - a saudosa "Dona Naná", que dá nome à escola, além de Vicente Aladim dos Santos que empresa seu nome à biblioteca do educandário.
Nesse seu primeiro trabalho, Alexandra revelou-se ser grande escritora e pesquisadora, legando aos congonhenses um rico compêndio de informações históricas sobre nossa cidade.
Parabéns Confreira Alexandra!