O IHGC em parceria com a Biblioteca Municipal Djalma Andrade, Diretoria de Patrimônio Histórico e Academia de Ciências Letras e Artes de Congonhas realizaram ao longo de 2024. concluindo em 5 de novembro de 2024, pesquisas ao rico acervo do arquivo histórico da Congregação Redentorista em Juiz de Fora, instituição religiosa bastante presente em Congonhas entre os anos 1920 e 70 e no Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana, que contém fontes primárias das origens da história de Mins Gerais no século XVIII..
Sobre a visita em Juiz de Fora, na presença de André Candreva, Hugo Cordeiro, Maria da Paz, Paulo Henrique e Cida Resende, foram copiadas centenas de fotografias, crônicas, jornais, revistas e documentos diversos raros sobre um período de ouro da nossa cidade.
As fotografias históricas depois de processados foram disponibilizados, com autorização Redentorista, na Biblioteca virtual do patrimônio, no portal da Prefeitura de Congonhas.
Em especial agradecemos a receptividade do Reitor Pe. Jonas Pacheco, Pe. Braz Vieira e do arquivista Max e parabenizamos pela estrutura e organização desse Arquivo tão importante, disse o Presidente, André.
Em relação ao Arquivo em Mariana, na presença de André Candreva, Hugo Cordeiro e Maria da Paz, pelas regras do local, foram realizadas transcrições entre os diversos livros de tombo, casamento, batismo das igrejas tricentenárias, que trazem raras informações primárias de fatos que ocorreram em Congonhas à época e auxiliam a descobrir lacunas de datas desse período que foi tão intenso em Congonhas.
Pesquisas em fontes primárias são um campo fértil de descobertas, mas demandam tempo, dedicação e um pouco de sorte. O IHGC continuará realizando essa pesquisas sempre que necessário, disse o vice-presidente Hugo Cordeiro.
Acesse às fotos de Congonhas pelo acervo da Congregação Redentorista:
https://drive.google.com/drive/folders/1wVgyWgKmMylq5EeegB_99b28xNpRVsnC?usp=sharing