Congonhas sedia o 1º Fórum da Rede de Institutos Históricos e Geográficos de Minas Gerais
Congonhas sedia o 1º Fórum da Rede de Institutos Históricos e Geográficos de Minas Gerais
Publicado em 22 de abril de 2024
Foi realizado no último sábado, 20 de abril de 2024 no Centro Cultural da Romaria em Congonhas o 1º Fórum da Rede de Institutos Históricos e Geográficos de Minas Gerais, com esta edição intitulada “Rotas das Gerais”.
Organizado pelos IHG’s de “Congonhas” e “da região histórica de Guarapiranga, da freguesia da Borda do Campo e do Pomba”, com a colaboração do Instituto Histórico e Geográfico de “Ritápolis”, o evento contou com a presença de associados dos IHG’s de Pitangui, São João Del Rei, Barroso, São Tiago e Pompéu, além de representante do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Participaram também os associados da Academia de Ciências, Letras e Artes de Congonhas (ACLAC), membros da equipe técnica do Museu de Congonhas, da União Brasileira de Trovadores – unidade Congonhas, representantes do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de MG (IEPHA), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Universidade Federal de São João Del Rei, além de pesquisadores, professores e entusiastas da história mineira.
Prestigiaram o evento o Prefeito de Congonhas, Dr. Cláudio Antônio de Souza, a Presidente da Fundação Municipal de Cultural, Lazer e Turismo de Congonhas – FUMCULT, Sra. Lana Mércia Brazil Duarte e a Diretora do Museu de Congonhas, Sra. Lourdes Maria, o Secretário Municipal de Planejamento, Sr. Antônio Mendes, o Diretor da Biblioteca Municipal Djalma Andrade, Sr. Paulo Henrique de Lima e o Técnico de Gestão, Proteção e Restauro do IEPHA/MG, Sr. Adalberto Mateus.
Com o tema “Rota das Gerais” o Fórum buscou levar aos participantes uma imersão nas rotas, caminhos, estradas e suas ligações - parte essencial da história de Minas, pois, foi abrindo caminhos nas matas e desbravando as montanhas, que adentraram no território e construíram os caminhos que levaram e ligaram histórias de todo o tipo por toda antiga Capitania de Minas Gerais.
Ao todo foram apresentadas seis palestras que encheu de entusiasmo e enriqueceu o conhecimento dos presentes. São elas:
TROPEIRISMO DA CIDADE DE DORES DE CAMPOS, REGIÃO DO CAMPO DAS VERTENTES, MINAS GERAIS, ENTRE AS DÉCADAS DE 1890 A 1980 - apresentada por Helbert José Aliani Silva - bacharelado e licenciatura em História, pela Universidade de São João del-Rei e Associado Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico da região histórica de Guarapiranga, da freguesia da Borda do Campo e do Pomba. Helbert trouxe um interessante resgate para a memória local, ao comentar que na região de Dores de Campos os tropeiros utilizavam a expressão "aperto de Congonhas" para dizer que estavam atribulados, o que ocorria na época que eles davam suporte para a realização da romaria.
SUAÇUÍ: DE SESMARIA A ROTA TROPEIRA - apresentada por Maria Auxiliadora Mendes da Silva Souza - Jornalista com 20 anos de atuação em comunicação institucional no Banco do Brasil e Associada Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas;
A ANTIGA COMARCA DO RIO DAS MORTES E O OUVIDOR CIPRIANO JOSEPH DA ROCHA – apresentada por Paulo Roberto de Souza – Associado Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de São João del Rei;
PICADA DE GOYÁZ: O CAMINHO REAL DO SERTÃO - apresentada por Leonardo Alves de Oliveira Silva - Mestre e Professor em Geografia, e Membro do Coletivo Inconfidentes de Estudos sobre o Centro-Oeste Mineiro;
CAMINHOS HISTÓRICOS DE CONGONHAS - apresentada por Hugo Castelani Pyramo Gomes Cordeiro - Arquiteto e Urbanista, Diretor do Patrimônio Histórico de Congonhas e Associado Efetivo e Membro Fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas.
OS TRILHOS DO DESENVOLVIMENTO NO VALE DO RIO ITAPECERICA, CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS - apresentada por Leonardo Alves de Oliveira Silva - Mestre e Professor em Geografia, e Membro do Coletivo Inconfidentes de Estudos sobre o Centro-Oeste Mineiro.
O Fórum teve transmissão em tempo real pelo Canal Congonhas da Prefeitura Municipal no Youtube:
Parte da manhã - https://www.youtube.com/watch?v=WQ1bfo6V-vQ
Parte da tarde - https://www.youtube.com/watch?v=DifPtgTxpl0
E entremeio às palestras, os participantes do 1º Fórum “Rotas das Gerais” puderam degustar as mais saborosas quitandas congonhenses, como o “Cubu” – iguaria da culinária mineira e o chá de Congonhas, extraído da erva medicinal “congonha-do-campo” (Luxemburgia polyandra), e que dá nome à cidade de Congonhas.
Após as palestras foi retomado o diálogo para a formalização oficial da Rede de Institutos Históricos e Geográficos de Minas Gerais, com o objetivo de estreitar laços entre as entidades afins e potencializar as pesquisas históricas e geográficas sobre nosso Estado. Sérgio Cardos Ayres (IHG GBP), representando os organizadores do evento, ressaltou a importância da criação da rede como o espaço para a troca de informações entre os IHG’s. Após a “roda de conversa” entre os representantes do IHG’s, foi declarada oficialmente criada a rede de Institutos Históricos e Geográficos mineiros, por meio de um compromisso simbólico entre os presentes, os quais já deram início às tratativas para a formalização oficial da Rede, nas formas jurídicas previstas na legislação e a organização da 2ª edição do Fórum que pretende ser um evento anual da Rede de IHG’s MG.
Ao final os participantes fizeram uma simbólica caminhada entre a Romaria – antiga hospedagem de romeiros – até o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio Mundial com o conjunto barroco que tem em Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) seu principal expoente.
Convidamos vocês a fazerem essa "viagem" por Minas e darmos início a uma nova rota para os Institutos Históricos e Geográficos mineiros.
Agradecimentos: Sannto Pane - Pães e Quitandas pelo belo coffee break com quitandas das quitandeiras de Congonhas.
Fotos: Sandoval Souza, Hugo Cordeiro, Guilherme Fontainha.