Na noite de sexta-feira, do dia 22 de novembro de 2024, o auditório da Romaria em Congonhas foi palco da 36ª Reunião Ordinária do Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas (IHGC), sessão solene de posse dos novos Associados Efetivos e Correspondentes e comemoração dos 04 anos de sua fundação, em 24/11/2020.
Publicado em março desde ano, o edital de abertura de vagas para ingresso no IHGC recebeu sete inscrições, das quais seis foram aprovadas para ocupar quatro cadeiras efetivas e duas como associados correspondentes. Em julho os aprovados foram comunicados da decisão da Comissão Especial de Avaliação e também a data da posse: 22 de novembro de 2024.
Sob a presidência de André Candreva, a Mesa de Honra foi composta pelos Associados Efetivos Fundadores Hugo Cordeiro, Antônio Vieira, Paulo Henrique de Lima e Alexandra Jacqueline Fonseca Mendes. A condução do cerimonial ficou sob a responsabilidade da Associada Efetiva e Fundadora Maria da Paz.
Após a abertura solene com a execução dos hinos Nacional e de Congonhas, o Confrade Antônio Vicente Vieira pronunciou seu discurso de saudação aos novos associados, exaltando a figura do Patrono do IHGC, o Doutor Hélio Armond Werneck Côrtes, nascido em Congonhas em 6 de dezembro de 1916, descendente do 2º Barão de Pitanguy - Honório Augusto José Ferreira. O Doutor Hélio Armond Werneck Côrtes se tornou, durante sua existência, uma figura de relevo na magistratura mineira com sua impecável carreira como Desembargador do Tribunal de Justiça.
Em seguida os novos associados foram convidados para tomarem posse. Anunciados conforme a ordem de suas cadeiras, Mayara Rodrigues Cordeiro efetivou-se como associada titular da Cadeira nº 10, cujo Patrono é Vicente Aladim dos Santos. Em seguida foi convidada a Sra. Ana da Cruz Alcântara Campos Vieira, que efetivou sua posse como associada titular da Cadeira nº 23, cuja Patronesse é Maria Rezende de Paula (a saudosa Dona "Fiinha do Campinho"). Maria Aparecida Resende, na sequência, efetivou-se como associada titular da Cadeira nº 25, cujo Patrono é Benedito Bonsucesso Veado, seu saudoso Pai. E por fim, Jonathan Leandro Martins Reis, associou-se como titular da Cadeira nº 26, cujo Patrono é Djalma Andrade. Todos os novos associados assinaram seus termos de posse e o diploma de associado, e receberam o distintivo do IHGC.
Na sequência foram convidados para tomarem posse os Associados Correspondentes. Ambos de Conselheiro Lafaiete, Clarissa Maria da Silva Alves e Luiz Fernando Azevedo da Fonseca assinaram os respectivos termos de posse, o diploma de associado, recebendo também o distintivo do IHGC.
Os novos associados proferiram seus discursos emocionados, o que contagiou a todos os presentes.
Finalizado o ato solene de posse, a palavra foi franqueada. O presidente André Candreva parabenizou os novos associados e destacou a importância regional do IHGC, desejando novas conquistas para o próximo ano, continuando a contribuir com as entidades públicas e privadas compartilhando pesquisas e memórias. André destacou também a presença da Sra. Margarida Ferreira - Associada Efetiva da Academia de Ciências, Letras e Artes de Congonhas - ACLAC, que neste ano será a grande homenageada na FLIC - Festa Literária de Congonhas, organizada pela Biblioteca Pública Municipal Djalma Andrade, sob a coordenação do Associado Efetivo e Fundador do IHGC, Paulo Henrique de Lima. O Presidente destacou ainda o primeiro impresso produzido pelo IHGC, através da Associada Efetiva Alexandra Mendes - um resumo histórico sobre os 30 anos da Escola Municipal Fortunata de Freitas Junqueira. A obra será lançada em breve.
A Associada Correspondente de São Brás do Suaçuí, Maria Auxiliadora Mendes da Silva e Souza noticiou, em primeira mão, mais um resultado de seu primoroso trabalho de pesquisas sobre a nossa região: a descoberta de um documento no Arquivo Ultramarino de Portugal, datado de julho de 1715, fazendo menção à devoção à Nossa Senhora da Conceição na freguesia das Congonhas do Campo, o que nos permite afirmar a existência de um templo primitivo, em contraponto à data de que temos conhecimento - 1734, que menciona a criação da dita freguesia. Isso coloca Congonhas como uma primeiras povoações mineiras do início do século XVIII. E é esse um dos objetivos do IHGC: promover, através de seus associados, a pesquisa histórica de fatos passados, corrigindo, quando necessário, o que conhecemos atualmente.
Hugo Cordeiro, vice-presidente, encerrou a solenidade citando a importância dos trabalhos feitos com os alunos congonhenses, e também de outras cidades, sobre o centenário da Caravana Modernista - 1924/2024. Dezenas de alunos subiram a ladeira Bom Jesus sob a batuta dos associados do IHGC, recebendo informações preciosas sobre o trajeto percorrido por Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarcila do Amaral, Blaise Cendrá, Noné e outros intelectuais que se encantaram com Congonhas quando aqui vieram em 1924.
Foi uma noite memorável e inesquecível para os Associados do IHGC, que terminou com uma animada roda de conversa e um delicioso coquetel fornecido pela Santo Panne - Pães e Quitandas.