O IHGC compareceu no dia 28 de novembro de 2024, na Biblioteca Municipal de Belo Vale para prestigiar o lançamento do mais novo livro do confrade Tarcísio Martins "Cronologia de Belo Vale", onde o autor compilou décadas de suas pesquisas sobre ao município berço do povoamento de Minas Gerais e tem inumeras ligações historicas, geográficas, sociais e ambientais com Congonhas.
Tarcísio é historiador por vocação e por competência, tendo contribuído enormemente com a historiografia de Belo Vale, alem de ser membro da Associação do Patrimônio Histórico Artístico e Ambiental de Belo Vale e membro- associado do IHGC. Seu primeiro livro foi "Fazenda Boa Esperança" sede propriedade do Barão de Baraopeba, localizada em Belo Vale. O segundo foi "Memórias: Banda Santa Cecília de São Gonçalo da Poente, em 2017. Ele foi colaborador do jornal "Correio de Minas" de Entre Rios de Minas, com assuntos relacionados a Belo Vale. O terceiro livro é "Cronologia de Belo Vale" que registra fatos históricos do município, desde as primeiras pegadas dos bandeirantes no final do século XVII ao nossos dias.
Não só a construção do livro e sua importância para a memória da cidade foram o centro do debate, como também ações que permeiam a vida social, cultural e politica do Município. Um momento único que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Belo Vale, e presenças de relevantes membros do Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas--IHGC. A publlicação do livro teve apoio Institucional pela Lei Aldir Blanc.